escola

O Artesanato Nossa Senhora Aparecida é uma das unidades sócio-educativas da Congregação das Filhas do Divino Zelo. Situa-se à Alameda Emília Jannuzzi, n°127 Bairro Aparecida – Valença-RJ.

Atualmente possui duas obras: a Escola, que abrange a primeiro ano ao nono ano de escolaridade e a Obra Social, que atende a 60 crianças e adolescentes carentes da sociedade valenciana.

Todo o trabalho sócio-educativo é desenvolvido com base na Pedagogia do Amor, e tem a missão de proporcionar aos seus educandos condições que facilitem a formação integral comprometida com os valores humanos e cristãos.

valenca

NOSSA HISTÓRIA E MISSÃO

Em 16 de abril de 1966, deu-se a inauguração de uma casa própria do Instituto, em Valença. Era a obra sonhada por todas as Irmãs, que queriam um espaço melhor para a formação.

Num terreno doado ao Instituto pela Família Januzzi, foi construído um amplo prédio que recebeu o nome de Artesanato Nossa Senhora Aparecida.

januzi

O Governo da Delegação fez convênio com a Prefeitura de Valença para aulas de Artes, que depois passou ao Ensino Fundamental; e as próprias Irmãs, ainda jovens e recém-professas, foram as professoras, juntamente com diversos professores da rede municipal.

Apenas inaugurado, com a presença da Revda. Madre Longina Casale, então Superiora Geral do Instituto, o Noviciado e a Delegação foram transferidos imediatamente para Valença, sempre sob a responsabilidade da Madre M. Palmira Carlucci.

As jovens aí recebiam a formação para a missão FDZ e se lançavam ao trabalho nas Pastorais, junto à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e outras paróquias da Diocese.

Deixou de ser sede da Delegação e do Noviciado, mas continuou sendo Casa de Formação, acolhendo Aspirantes e Postulantes.
Após um período de convênio, inciou em 1981 novas atividades com a Educação Infantil e a Classe de Alfabetização e, em 1984 deu inicio a uma Obra de atendimento à crianças e adolescentes carentes de nossa cidade e arredores.

Em 1993 obteve a aprovação para ministrar o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, sendo que a partir de 1999 encaminhou-se a implantação de 5ª a 8ª série.

No entanto, o ANSA, não se encontra sozinho em sua missão educativa. Sua história começou há muitos anos em Messina-Itália, onde Aníbal Maria Di Francia assumiu a Missão de Zelar pelo mandamento de Jesus: Rogate = “Rogai ao Senhor da Messe que envie operários a sua messe” (Mt 9.36).