REDE DIVINO ZELO DE EDUCAÇÃO – REDIZE

A Rede “Divino Zelo”

O Instituto das Filhas do Divino Zelo, fundado por Santo Anibal Maria Di Francia em Messina, Itália em 1887,  nasceu num ambiente de evangelização, educação e cuidado com a vida no bairro mais pobre: Avinhão. Está presente no Brasil desde 1951 atuando na evangelização, educação e assistência social, tendo como fonte e modelo Cristo, Divino Rogacionista.

No marco da reorganização institucional, iniciou um caminho de articulação e integração das Escolas, como Rede Divino Zelo de Educação – REDIZE  e das Unidades de Assistência Social como Rede Divino Zelo de Assistência Social – REDIZAS, pertencentes à Provincia Nossa Senhora do Rogate, abrangendo Brasil e Bolívia. Juridicamente constituídas como duas entidades autônomas, se alimentam na mesma fonte carismática do Rogate, assim como foi intuído e vivenciado por santo Aníbal Maria Di Francia e pelas primeiras Filhas do Divino Zelo.

As filhas do Divino Zelo, assumindo o compromisso  de atuar uma pedagogia pautada na prática de Santo Aníbal Maria, revelam toda a ação educativa na sociedade e na Igreja, marcada pelo “Divino Zelo do Coração de Jesus” uma vez que Santo Aníbal Maria: “o verdadeiro segredo da educação é o amor” e ainda: “é preciso amar os  educandos em Deus com profundo entendimento de caridade, com caridade terna, materna e paterna: este é o segredo dos segredos para atraí-los a deus e salvá-los. É preciso tratá-los com muito afeto e doçura”.

Padre Aníbal tem grande consideração pela missão educativa. Assim se expressa: “A educação determina o destino do ser humano. No coração da criança está, em potencial, o adulto; quem sabe ali dorme um gênio da arte, da ciência, como pequena semente de árvore gigantesca”. “Santa e sublime missão é aquela de cultivar no espírito e na inteligência as novas plantinhas das nascentes gerações… sobretudo os órfãos abandonados”.

A prática pedagógica das Filhas do Divino Zelo está comprometida com a manifestação do cuidado de Deus para com as suas criaturas e voltada para o desenvolvimento integral do ser humano; desenvolvimento que depende da capacidade de reflexão, do domínio das habilidades do saber e do pensar, do criar e do conviver em vista da própria pessoa. Neste sentido, o Instituto das FDZ defende que a educação deve necessariamente passar pelo coração e tocar a vida.

As unidades educativas e socioassistenciais, apesar de estarem geograficamente distantes, colaboram   diariamente com a formação acadêmica, espiritual, moral, ética e humana de seus alunos e usuários, em torno de um elemento central, capaz de favorecer a integração da missão do  Instituto e de fortalecer a identidade corporativa na área educacional e sócio assistencial.

Com o objetivo de transformar este projeto em realidade, se está trabalhando numa  rede que represente unidade, segurança, qualidade, transparência, confiança e, acima de tudo, amor ao ser humano, objeto do cuidado do Divino zelo do  Coração de Jesus, pois é o zelo deste coração que norteia toda a ação educativa das Escolas e Obras Sociais do Instituto das FDZ.